[Logótipo da empresa]

Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa

Homepage Notícias Projectos Historial Valências Contactos Multimédia & Downloads

      

   
  Projectos
   
  Projecto "Olhares Insólitos"
 

O Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Nelson Rebola e Cátia Gonçalves estão neste momento a desenvolver com os idosos da Instituição um projecto inovador na área da fotografia.

Foi proposto aos nossos idosos que com uma máquina fotográfica descartável durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2012, fotografassem sem qualquer tipo de influência as suas vivências, a sua terra, a sua família. Este trabalho irá permitir-nos olhar com os idosos, os lugares onde vivem, como se relacionam com os amigos, familiares e pessoas, aquilo que mais gostam, aquilo que mais valorizam, é um olhar diferente que nos permite conhece-los melhor e valorizar as suas vivencias e formas de vida.

Participaram no projecto 20 idosos de várias valências da Santa Casa. Após a escolha das 20 melhores fotografias, irá realizar-se uma exposição

   
 
   
  Projecto "Memórias"
   
 

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, está neste momento, a desenvolver o projecto “Memórias”. O projecto tem como principal objectivo valorizar a memória e a tradição oral dos nossos idosos e consiste na recolha de receitas antigas, versos, cantigas e adivinhas e na posterior divulgação desses conhecimentos.

A divulgação é realizada no comércio local, onde foram colocadas umas Boxes, com cartões onde estão as informações recolhidas. Assim as pessoas que frequentam esses espaços podem consultar, ler e se desejarem levar para casa os cartões.

Acreditamos que conhecer o passado ajudanos a planificar o presente e o futuro, cria identidade e mostra-nos o caminho para continuarmos a bem fazer. As pessoas mais velhas acumulam ao longo do tempo memórias e vivências que, se não forem recolhidas e divulgadas, ficam perdidas no tempo. Tal como nos diz o provérbio indiano “Quando morre um idoso, perde-se uma biblioteca.”

O projecto foi desenvolvido pelos Técnicos da Instituição, Nelson Rebola, Cátia Gonçalves, Ana Pereira e contou com a colaboração de Andreia Coelho.

   
 
   
  Unidade de Cuidados Continuados
   
 

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa inaugurou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, no dia 1 de Junho de 2012, pelas 10. 30 horas, no Loteamento do Convento de S. Paulo, Lt. 1 em Vila Viçosa.

Esteve presente na inauguração Sua Excelência Senhor Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo.

 Esta nova valência é um importante investimento no concelho de Vila Viçosa pois além de responder ao crescimento da procura, por parte das pessoas  com dependência funcional na prestação de cuidados de saúde, vem criar cerca de 25 novos postos de trabalho, a maior parte com qualificações de nível superior.

A Instituição fez um grande esforço financeiro para implementar esta resposta social necessária neste Alentejo onde existe um envelhecimento acentuado. O investimento total é de cerca de 2 milhões de euros sendo comparticipado pelo Ministério da Saúde através do programa Modelar no valor de 740 mil euros.

 A Unidade de Cuidados Continuados tem uma capacidade de trinta camas, distribuídas por dezassete quartos, treze duplos e quatro individuais e dispõe de uma Equipa Técnica constituída por médico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, animador social e dietista, assim como, de enfermagem permanente.

 Esta unidade é mais uma valência desta Instituição de solidariedade social que mesmo em tempos de crise, se lançou neste investimento para dar resposta aos doentes dependentes proporcionando cuidados que previnam e retardem o agravamento dessa situação, com a dignidade que o ser humano merece, favorecendo o conforto e a qualidade de vida.

 

   
 
   
  Gerioteca
   
  Caracterização do projecto
 

Reúne num único local, um centro de empréstimo de materiais lúdicos e de psicomotricidade, uma loja social, um centro bibliográfico geriátrico e um centro de organização de actividades para a 3ª Idade.
  A comunidade pode, para além de participar nas actividades que são realizadas, solicitar o empréstimo de livros, materiais lúdicos e de psicomotricidade.
Outro serviço disponível na Gerioteca é a Loja Social, que tem como objectivo suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de objectos usados ou novos, doados por particulares ou empresas.
  Estes objectos são posteriormente doados às famílias mais carenciadas do nosso concelho.

Publico alvo: População do Concelho de Vila Viçosa

Principais Objectivos: Suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de objectos usados ou novos, doados por particulares ou empresas.
  Criação de uma série de serviços e apoios técnicos/lúdicos a idosos, familiares e instituições do concelho.


  Alguns grupos de idosos tiveram a oportunidade de participar em actividades gratuitas de ocupação de tempo livre. Foram muitos os que andaram de barco pela primeira vez, ou que assistiram a um programa de televisão em estúdio pela primeira vez.
  Outra mais valia deste projecto é o facto de poder continuar a existir, pois não acarreta custos para a instituição. Através do trabalho dos técnicos e de alguns voluntários a Gerioteca continuará aberta à comunidade e a servir os mais de 200 Beneficiários.
 

   
 
   
  Parque Geriátrico
   
  Caracterização do projecto
 

Criação de um espaço público com aparelhos para a prática de exercício físico por adultos.

Publico alvo: População do Concelho de Vila Viçosa

Principais Objectivos: Suprir as necessidades de prática de actividades físicas e lúdicas.

   
 
   
  Centro de Recursos Infantil
   
  Caracterização do projecto
 

Espaço para crianças dos 3 aos 10 anos, equipado com materiais didácticos e científicos para o desenvolvimento de competências e saberes de uma forma não formal e lúdica.

Publico alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos do concelho de Vila Viçosa

Principais Objectivos: Desenvolvimento de competências e saberes de uma forma não formal e lúdica a crianças dos 3 aos 10 anos.
  Facilitar o acesso a recursos e materiais a crianças e educadores do concelho.

 

 
   
 
   
   
   
Copyright © 2011  Designed by SCMVV